Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de março de 2011

CONVITE: XIX CORTEJO PERFORMÁTICO: ENTREGANDO A FATURA



XIX CORTEJO PERFORMÁTICO: ENTREGANDO A FATURA

Mais um ano e estaremos comemorando o Dia Mundial do Teatro, através do XIX Cortejo Performático, que, além de manifestação artística, também serve para a manifestação política, uma vez que é nas comemorações do dia mundial do teatro que reafirmamos a nossa pauta de reivindicações de políticas públicas para o teatro de rua da Bahia.

Neste ano de 2011 o nosso Cortejo Performático que completará 19 anos de resistência, terá concentração na Praça Castro Alves, e contará com a participação de artistas da Bahia, do Brasil e do Exterior, além da banda de percussão dos adolescentes do projeto social desenvolvido pelo Cortejo Afro, acontecerá no dia 25 de Março (sexta-feira), a partir das 15:00 h. e seguirá em direção ao Centro Histórico, com as tradicionais paradas na Fundação Gregório de Mattos, no Palácio Rio Branco, na Câmara de Vereadores e na sede da Fundação Cultural da Bahia (Pelourinho).

Em cada parada uma manifestação, assim distribuídas: na porta da Fundação Gregório de Mattos, além de protocolo de documentos, também será apresentada a performance "Entregando a Fatura", onde uma alegoria representando a fatura de um cartão de crédito gigante será afixada na porta da instituição,  cujo objetivo é chamar a atenção para o descaso da Fundação Gregório de Mattos com os artistas locais, pela falta de investimentos e descumprimento das obrigações financeiras empenhadas com grupos e produtores soteropolitanos.

Na porta do Palácio Rio Branco, sede da Secretaria Estadual de Cultura, uma parada para, além das boas vindas ao novo Secretário, Prof. Albino Rubim, protocolar documentos, cuja pauta de reivindicações prever, entre outras ações, a regulamentação da Lei 8.638 de 09 de Julho de 2003, autoria do ex-deputado Zilton Rocha, que criou a Casa do teatro de Rua da Bahia; o deferimento ao Projeto "Seminários Regionais  e IV Encontro Estadual de Teatro de Rua da Bahia", assim como a renovação do contrato de comodato do imóvel onde funciona o Centro de Referência de Teatro de Rua da Bahia (Rua Inácio Acioli, 25 – Pelourinho).

Do Palácio Rio Branco, o XIX Cortejo seguirá em direção á Praça Municipal, especificamente á Câmara de Vereadores, para, mais uma vez, protocolar, junto à mesa diretora do legislativo municipal, ofício solicitando a imediata  implantação da Secretaria Municipal de Cultura, tendo em vista que a falta de orçamento para a cultura municipal tem causado prejuízos aos artista e produtores locais.

O penúltimo ato do nosso XIX Cortejo performático será na Sede da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Rua Gregório de Mattos – Pelourinho), onde iremos saudar a nova diretora-geral, Nhele Franke, dando as boas-vidas e reivindicando apoio e ações, além de resgate de importantes projetos extintos na gestão anterior, dentre eles o Projeto Chapéu de Palha.

As comemorações do Dia Mundial do Teatro não poderiam ser encerradas sem a apresentação de espetáculos, por isso, a XIX Roda de Teatro de Rua acontecerá na Praça Municipal, às 17:00 h., com apresentações teatrais do Grupo Primeiro de Maio (Espetáculo: Quem será o pai do filho de Maria?) e da Caravana de Téspis (Espetáculo: Vermelho Cotidiano).

Dessa maneira, convidamos a todos os artistas, produtores e interessados a tomarem parte no nosso XIX Cortejo Performático, que este ano terá como tema "Entregando a Fatura", vestidos com as suas fantasias, poesias, performances e protestos festivos.

Baco agradece!                                                                           


mtr_ba@yahoo.com.br
Movimento de Teatro de Rua da Bahia
Rua Inácio Aciole, 25 - Pelourinho

Nenhum comentário: