Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Festival de Teatro de Rua “Amazônia Encena na Rua”


           Começa Festival de Teatro de Rua "Amazônia Encena na Rua"

A partir do dia 18 até 24 de Julho a Arena do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré será palco da 4° edição do Festival de Teatro de Rua Amazônia Em Cena. O local também abrigará a 2° edição do Festival de Dança, que acontece paralelamente à programação do Amazônia Em Cena. No evento, no qual diferentes linguagens teatrais são apresentadas em uma programação variada de espetáculos, foram incluídas também oficinas de capacitação artística e ciclos de debates, que envolvem temas como discussões sobre as particularidades da produção artística teatral na Amazônia ou as perspectivas do teatro de rua, num contexto mais geral.

O alicerce da programação do Festival se dá em torno da figura do teatro de rua, que se define como uma modalidade teatral em que os atores utilizam seu corpo e voz para a construção artístico-estética de forma interativa com os espaços urbanos, como praças, parques, entre outros. Assim todo espaço público aberto é apto a receber um espetáculo de teatro de rua, sendo assim garantia de um acesso democrático à espetáculos artísticos.

Para o produtor Chicão Santos, o  evento é um "festival de possibilidades e trocas, que trata da nossa responsabilidade social, cultural, ambiental e tem como ponto fundamental a experimentação de novas linguagens no teatro de rua. E o fundamental é a participação do público. Nesse sentido, ainda pontua o produtor  "Nosso grande anseio, desde a idealização do Festival, é de romper as fronteiras geográficas...." 

As três últimas edições do Amazônia em Cena tiveram como sede a Praça das Caixas D'água, na capital porto velhense, chegando a receber um público estimado de 25.000 pessoas na sua última edição. E será dessa mesma praça que sairá o Cortejo de Abertura dos trabalhos do Amazônia em Cena desse ano. O Cortejo terá início às 18h do dia 18.07 e irá até o novo espaço a ser utilizado para o Festival: o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Integrada ao Amazônia Encena na Rua terá a 2° edição do Festival de Dança cuja programação envolve 20 grupos de dança da capital e um  grupo de Roraima. São apresentações de diversas linguagens e os grupos tem origem nos bairros de Porto Velho, além disso, todos recebem uma ajuda de custo para se apresentarem. No ano passado, em sua 1° edição o evento teve mais de 15 mil espectadores.

Na edição deste ano, o Amazônia em Cena foi agraciado com o Prêmio Funarte dedicado a Festivais de Artes Cênicas de 2010. Além da premiação, a importância desse prêmio se dá justamente pelo reconhecimento, a nivel nacional, do trabalho realizado, e a garantia do fomento dessa modalidade de expressão artística na região norte do país. Além do Prêmio Funarte, o Amazônia em Cena conta com a parceria do Governo do Estado de Rondônia através da SECEL, da Prefeitura de Porto Velho através da Fundação Iaripuna e SEMED, e do SESC Rondônia, além do patrocínio, desde sua primeira edição, da Caixa Econômica Federal.

O Festival Amazônia em Cena na Rua é realizado pelo O Imaginário, que atua desde 2005 no contexto de promoção e de produções ligadas às mais diversas espécies de linguagem teatral, e espetáculos conexos. Em seus trabalhos, o Grupo sempre busca discutir a relação do público do teatro e da cidade, e investe na vinda de especialistas em teatro para qualificar e melhorar o nível técnico dos espetáculos, promovendo a troca de experiências e interações de um jeito inovador para movimentar a cena na Amazônia.

O que: VI Festival Amazônia Encena na Rua e II Festival de Dança
Onde: Arena do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré
Quando: Dia 18.07 a dia 24.07
Entrada livre
Tel: 3043 – 1419
Cel: 9979 - 0048

Nenhum comentário: