Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Caravana de Rueiros pelo Nordeste!

NÓIS DE TEATRO REALIZA CARAVANA DE ESPETÁCULOS PELO NORDESTE BRASILEIRO

 

A Associação Artística Nóis de Teatro realiza entre os dias 12 a 21 de julho de 2013, a etapa Nordeste da Caravana Nóis de Teatro 10 anos. Nessa etapa, o Nóis de Teatro segue estrada a dentro, passando por Mossoró, Natal, João Pessoa e Recife com o seu repertório de espetáculos, apresentando "A Granja", "Sertão.doc" e " O que mata é o costume". Realizada com o apoio da FUNARTE, projeto vencedor do Prêmio Myriam Muniz 2012, a circulação conta também com o apoio da Cia Escarcéu de Teatro, Coletivo Fulô e da Cia Quem Tem Boca é Pra Gritar (Rede Brasileira de Teatro de Rua), do SESC-RN, do Espaço Gira Dança e da Secretaria Municipal de Cultura de Recife.

 

O Nóis de Teatro, grupo de Teatro de Rua cearense que existe há 11 anos, tem sido reconhecido nacionalmente pela sua ação cultural nas comunidades e por sua produção estética que está fundamentada numa ação política. Sua vertente de pesquisa, percebida nos espetáculos que compõem o atual repertório, está baseada no estudo sobre os movimentos de resistência da periferia e do campo, tendo, nos últimos anos, realizado residências artísticas, circulação e montagem de espetáculos que discutem questões latentes da hodierna sociedade. Na parte de encenação o grupo é simpatizante das vertentes do Teatro Épico Dialético, fazendo um link com a linguagem do Teatro de Rua Contemporâneo em suas discussões sobre ocupação, intervenção e vivência.

 

Já tendo passado por São Luis, Salvador e Teresina, em julho, com o apoio da FUNARTE, o Nóis segue com a "Caravana", fomentando e difundindo a ação cultural do grupo no Nordeste Brasileiro. Passamos por 06 estados do Nordeste, apresentando nosso repertório por 08 comunidades de periferias, 03 assentamentos de reforma agrária, além de outras 29 apresentações nos centros urbanos das capitais. Em agosto, a Caravana segue pelo interior do estado do Ceará, finalizando em Maceió, dentro da Mostra SESC Guerreiros de Alagoas. A construção da poética de um grupo de teatro da periferia de Fortaleza esta sendo vista em praças, periferias, assentamentos rurais e equipamentos culturais dos estados do nordeste brasileiro, fortalecendo a nossa pesquisa acerca da poética do espaço e construindo possibilidades de realização do teatro de rua nos mais diversos cantos e territórios.

 

Para além das apresentações em todas as cidades, a Caravana tem proporcionado o intercâmbio entre o Nóis e os grupos de teatro do Nordeste que fazem parte da Rede Brasileira de Teatro de Rua, realizando também o lançamento do livro "A arte que vem das margens – 10 anos de Nóis de Teatro" e do Documentário "Um pouco sobre Nóis", em cada um dos estados visitados. Os intercâmbios e interações estéticas produzidos nesse processo têm a finalidade de discutir os mecanismos para o fomento e fortalecimento da arte feita nas ruas.

 

Serviço:

Grupo: Nóis de Teatro, Fortaleza-CE

Espetáculos: "A Granja", "Sertão.doc" e " O que mata é o costume"

Cidades: Mossoró-RN, Natal-RN, João Pessoa-PB e Recife-PE.

Período: 12 a 21 de julho de 2013

Mais informações: (85) 8720.1135 / 9920.1134 / 8678.5661

Noisdeteatro.blogspot.com



Nenhum comentário: