Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

1° texto sobre o 9° Festival de Teatro de Rua do Recife



ESPETÁCULO "AVE RUA, CHAPÉU E GARGALHADAS"  CIRCO ALÉM DA LONA-SP

E foi assim, alem da lona, alem do picadeiro, alem, que assistindo o espetáculo "Ave Rua..." fui transportada para minha ancestralidade das artes de rua, dos fanfarrões, dos saltimbancos, dos artistas de rua das feiras medievais. No sol queimando todos os nossos miolos nos reunimos naquela roda para alem da lona indo parar na ilha do Maruim, e lá vinha o palhaço na perna de pau cantando, brincando, e as crianças boquiabertas com suas faces extasiadas de ver naquele espaço uma raridade daquela, sim porque poucas são as vezes que o teatro, o circo vai parar naquelas comunidades. Fundada a beira de uma praia que há muitos anos foi à base dos surfistas da cidade, a Ilha do Maruim fica da cidade de Olinda-Pe a beira mar, no entanto nem a vista do mar a comunidade tem, pois ergueram uma muralha à frente, tiraram a bela vista.
Entres saltos, piruetas, equilíbrio mão a mão, eu via aqueles artistas recuperar num salto de simplicidade o espaço memória de um dos inícios de nossas brincadeiras de rua, de nossa estética de rua, suas costas empoeiradas pelo chão não asfaltado da rua do maruim imprimia em seus corpos uma autenticidade ainda maior. Era ali naquele picadeiro de terra de areia, naquela lona de sol-quentura que íamos alem...
Acredito que completaria essa imagem memória do saltins medievais, a derradeira hora de passar o chapéu que os artistas optaram por não passar, mas que penso completaria essa Ave Rua. Esperei mais o chapéu não veio, talvez o sol perambulando na cabeça do artista, deixa meio zonzo o palhaço, já zonzo por natureza.
Afinal o circo se assentou naquele cruzamento da Ilha do Maruim, e eu novamente tive a certezas da profundidade da nossa arte de rua, ela recupera nossas memórias coletivas e transpõe para cada um a possibilidade da superação, do Alem. Ave rua, Ave gargalhadas, Ave chapéus!Ave!Ave!

Raquel Franco
Atriz, Palhaça e Brincante, nas horas vagas historiadora e mestranda em Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte( pesquisando teatro de rua e circo)

Nenhum comentário: