Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Teatro Popular de Pernambuco


O documentário O TEATRO POPULAR DE PERNAMBUCO – Mestres, brincantes, a brincadeira, o terreiro e o povo, será lançado no dia 07 de dezembro de 2013, as 19h na sede do Caranguejo Ucá – Ilha de Deus/Recife. O lançamento ocorrerá dentro da programação do 10º Festival de Teatro de Rua do Recife. Esse projeto foi patrocinado pelo FUNCULTURA e produzido por Alexandre Menezes junto ao Grupo de Teatro Popular VEM CÁ VEM VÊ.


A pesquisa gira em torno de cinco formas de teatro folclórico representadas no Nordeste do país: o Cavalo Marinho (com o Mestre Inácio de Camutanga), o Pastoril de Ponta de Rua (com o Velho Dengoso), o Coco de Roda (com o Mestre Ciriaco), Reisado (com o Mestre Horácio) e o Mamulengo (Mestre Saúba). Tais formas foram escolhidas por serem, na opinião do grupo, as que apresentam estrutura dramática mais claramente definida. 

 

Tal contribuição poderia estender-se também para outra característica do folguedo pesquisado: o cômico, o grotesco e o obsceno como instrumento de crítica e compreensão da realidade. Dessa forma, essas manifestações são fundamentais para qualquer teatro, uma referência nos processos de estudo e formação para o teatro brasileiro em geral. Entre esses elementos estão o uso da máscara, a dramaturgia, a encenação, figurinos e adereços, além da improvisação e a ampla participação dos espectadores.


Todos estão convidados para assistir a exibição do documentário que será seguido de um bate papo sobre o processo de pesquisa. Todos os participantes da pesquisa estarão dialogando sobre a experiência, evidenciando a importância das manifestações populares na construção teatral. A programação será gratuita.


http://www.youtube.com/watch?v=NkxuCcGLbsY



Nenhum comentário: