"ESPERANDO JOCELI"
Relato do 1o dia de Ocupação do CIC - Centro Integrado de Cultura
E começou nessa segunda-feira [dia 23] em Florianópolis o processo de ocupação do CIC - Centro Integrado de Cultura. Nós, artistas e gestores culturais catarinenses, estivemos em manifestação desde às 15h ocupando o Hall do CIC e fizemos a leitura da carta que reúne mais de 100 assinaturas de entidades culturais catarinenses. A carta, entregue ao Governador do Estado de Santa Catarina, ao Conselho Estadual de Cultura, à Secretaria de Estado de Cultura, Turismo e Esporte, à Assembléia Legislativa e à Fundação Catarinense de Cultura, foi lida hoje na manifestação, também como ato simbólico de protocolo da mesma ao presidente da FCC, que "funciona" ali no CIC.
Nesse ato, além da leitura da carta, foi aberto o microfone para os manifestantes e aos representantes do Conselho Estadual de Cultura que estavam em reunião das 14h às 15h30 neste mesmo espaço. Na saída da reunião convidamos os conselheiros a se manifestar, e esclarecer à respeito de aspectos que são apontados na carta. Em sua maioria, os conselheiros que se pronunciaram foram os representantes das cadeiras de teatro, patrimônio, cinema, entre outros, ou seja, conselheiros indicados pelos seus respectivos setores artísticos e não os indicados pelos orgãos governamentais. Também fez o uso da palavra a presidente do Conselho Estadual, a Sra. Mary Garcia.
O presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Sr. Joceli de Souza, convidado a vir receber a carta no Hall do CIC e fazer o uso da palavra, não aceitou nosso convite e solicitou que uma comissão fosse à sua sala. Como essa é uma tática antiga e muito utilizada para conter manifestações [e engavetar mais facilmente este tipo de solicitação] a classe cultural ali reunida se negou a eleger tal comissão e foi em grupo até a sala do Sr. Joceli que já havia se ausentado, o que já era previsto.
Foi montado um acampamento na parte externa do CIC que ali permanecerá até a próxima sexta-feira. Este é um ato pacífico, como é comum de nossa parte, trabalhadores da cultura, que não somos vândalos, nem encrenqueiros, mas que estamos ali para exigir transparência nos processos da política cultural, portanto, não estamos solicitando nada além do que é nosso direito como cidadãos.
As manifestações seguem durante a semana e convidamos a todos os artistas, gestores, e à toda a sociedade civil para estar ali com a gente. Quem puder, tire duas horinhas, uma manhã, uma tarde, e nos ajude a dar visibilidade para esta manifestação.
Foi criado o Blog "Ocupa CIC" pelos manifestantes que estão ali acampados para ampliar o diálogo a visibilidade e manter a sociedade civil melhor informada sobre esta ocupação [link abaixo]. Diversas atividades artísticas ocorrerão ali durante a semana, haverão aulas, discussões, performances, e outras atividades.
A carta que reúne nossas solicitações está no link do Blog "Ocupa CIC" abaixo, pra quem quiser se informar melhor sobre este ato!
Venha participar, pois esse movimento já mostrou no primeiro dia a nossa força e organização!
http://ocupa-cic.blogspot.com.br/2012/04/entra-governo-sai-governo-e-nao-ha.html
Daniel Olivetto
VÍDEO DA OCUPAÇÃO
http://www.youtube.com/watch?v=wI90v0Kt7Ug
Nenhum comentário:
Postar um comentário