Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Festival Amazônia Encena na Rua fecha neste Domingo mais uma edição de sucesso

Chega ao fim a 4° edição do Festival Amazônia Encena na Rua, que atraiu um grande público de todas as idades durante os seus sete dias de programação


Foram sete dias de programação variada envolvendo oficinas, debates e espetáculos de teatro e a dança, e neste domingo (24), o Festival Amazônia Encena na Rua e o II Festival de Dança chegam ao seu último dia, firmando-se como um dos maiores Festivais de Artes Cênicas do Brasil. Juntamente com sua eclética programação, o Festival apresenta como destaque a presença do público de Porto Velho, que têm comparecido em massa à Praça da Estrada Ferro Madeira Mamoré todas as noites para prestigiar os espetáculos, estimando-se que em média 3.000 pessoas tenham passado pelo Complexo todas as noites.



Apresentaram-se no Festival 20 companhias de teatro e 17 de dança de diversos Estados, totalizando 37 espetáculos, todos apresentados no Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Também foram oferecidas três oficinas gratuitas para os artistas e público em geral, além de um Ciclo de Debates, que discutiu temas importantes ao cenário artístico brasileiro e foi transmitido ao vivo pela internet.



"Acredito que o festival esse ano chegou àquilo que tínhamos em pensamento desde o inicio, um espaço de troca tanto entre o público quanto entre os grupos. O próprio ambiente da EFMM contribuiu para uma espécie de comunhão entre o artista e público", diz Chicão Santos, produtor do O Imaginário. Já pensando nas próximas edições do Festival, comenta que "Foi uma surpresa ter um público tão grande e sempre generoso, percebemos uma necessidade de expandir o Festival, e vamos buscar formas de financiamento para que nas próximas edições todo esse trabalho chegue às outras regiões de Porto Velho".
Nesta IV Edição, o Amazônia em Cena foi agraciado com o Prêmio Funarte dedicado a Festivais de Artes Cênicas/2010, contou com a parceria do Governo do Estado de Rondônia através da SECEL, da Prefeitura de Porto Velho através da Fundação Iaripuna e SEMED, e do SESC Rondônia, além do patrocínio, desde sua primeira edição, da Caixa Econômica Federal.


Programação do IV Festival Amazônia Encena na Rua para hoje, dia 24/07:


19h: Procura-se
BRSA – Coletivos de Artistas – Brasília (DF)
"Procura-se" é um trabalho cênico de dois cidadãos palhaços que procuram emprego, mostrando suas habilidades individuais e coletivas da arte da palhaçaria. Contém jogos clássicos às duplas de palhaços, músicas, interações e brincadeiras com a platéia, além do discurso político e individual dos dois artistas-palhaços.



20h: Atrapalhaças!
Cia. MiraMundo Produções Culturais – São Luiz (MA)
Palita Presepada e Miss. Banana são amigas, mas estão afastadas há muito tempo. Reencontram-se para apresentar um grande show promovido pela palhaça Belecona, que tenta reaproximá-las por meio da magia do circo. Entre muitas trapalhadas e disputas, as palhaças nos dão uma grande lição de amizade, paz e alegria.



21h: O Negrinho do

Pastoreio
Oigalê – Cooperativa de Artistas Teatrais – Porto Alegre (RS) (Oigalê é patrocinado pela Petrobras)
Livre adaptação da lenda homônima de Simões Lopes Neto. Conta a saga de um escravo que, por ter perdido uma corrida de cavalos, é cruelmente torturado até a morte pelo seu senhor e passa a ser conhecido como procurador das coisas perdidas. Basta acender um toco de vela pro Negrinho. Se ele não achar, ninguém mais acha.


II Festival de Dança

A partir das 19h:
Axé - Axé Boy
Dança Folclórica - Yaporanga
Dança de Salão - Cia. de Dança Nara Teixeira


Fotos: Bethânia Diniz
- Dança do Ventre, Cia de Dança Christina Pontes
- Palita no Trapézio, Cia MiraMundo
- Público na Arena da EFMM dia 22-07


Nenhum comentário: