Pesquisar este blog

sábado, 1 de março de 2014

A Criminalização do Movimento Social e o 8º Congresso FIST


A Criminalização do Movimento Social
 e o 8º Congresso da FIST
 
André de Paula

 
           
            Santo Tomás de Aquino, doutor da igreja, admitia como último recurso o uso da violência armada para remover um tirano do poder. Cristo expulsou os vendilhões do tempo violentamente. De qualquer modo, devemos em princípio repudiar toda a violência que atenta contra a dignidade humana. Além do morteiro disparado que levou ao fim trágico do cinegrafista da BAND, Santiago Andrade, a violência se perpetua, pois nem a BAND nem outros órgãos da imprensa oferecem proteção aos seus trabalhadores. Todos os seus profissionais deveriam usar capacetes e coletes à prova de bala, uma vez que, para colher a informação, o jornalista tem de estar no meio dos eventos.
Repudiamos a omissão de grande parte da imprensa quanto a esse aspecto e a omissão proposital da divulgação do ocorrido com o repórter Pedro Vedova, da Globo News, ferido na cabeça por bala de borracha disparada pela policia, e que poderia ter tido um fim trágico como o que ocorreu com o repórter Santiago.
        Na última quarta-feira dia 12 de fevereiro,foi julgado o companheiro Jair Seixas Rodrigues acusado de  formação de quadrilha e de ser Black Block, embora nunca tenha andado mascarado,  como comprovaram as próprias testemunhas de acusação, por sinal policiais. Qual a quadrilha a que pertence? Ele apenas é ligado a FIST que luta pelo sagrado direito a moradia. A parcial promotora de justiça Maria Helena Biscaia, ainda assim foi contra a liberdade do nosso militante tendo pedido também a condenação dos  três militantes absolvidos da Aldeia Maracanã acusados de depredação de viatura policial por arremesso de fezes (crime impossível, uma vez que fezes são liquefeitas). Agora insiste no arrolamento da testemunha de acusação que faltou a duas audiências por estar de licença médica desde antes do fato ocorrido com o Jair, sendo este o motivo do adiamento da audiência. Entramos com Exceção de Suspeição desta promotora, que está mais para carcereira e socióloga de direita do que fiscal da lei.
       Jair ainda por cima foi preso na mesma hora em que é acusado de depredação e em local distinto, ficando óbvio que não poderia ter praticado o crime do qual é acusado pois não tem o dom de bilocação. Enquanto esses fatos ocorreram,  nosso escritório foi violado, uma vez que nosso telefone e internet pararam de funcionar, sumiram a agenda de compromissos, dois pen drives e o token da OAB, sem o qual não podemos peticionar eletronicamente.
       Lembramos que a FIST tem sido a mais atingida pela repressão, uma vez que somos contra as remoções e despejos, contra os criminosos  leilões do petróleo, contra a exploração e o leilão do poluente xisto betuminoso e contra a farsa eleitoral. Além do Jair, que passou 65 dias na prisão, foram presos ou responderam processos eu próprio, Paulo Ronaldo (Cérebro), Eloan e  Arthur dos Anjos Nunes , que teve seu retrato exposto e procurado como se bandido fosse em todos os jornais e televisões de grande circulação.
       A Lei Antiterrorismo, a Lei de Crime de Desordem em Local Público, a Lei Geral da Copa e a Portaria Normativa do Ministério da Defesa, qualificando os movimentos sociais como "forças oponentes", evidenciam a farsa do suposto Estado Democrático de Direito que, de fato, é um Estado de ditadura do capital, autoritário e policial.
             Além disso, a ocupação Nova Palmares, situada na Vila da Penha ,foi       invadida pela milícia policial comandada por Sapo e Sapinho.É nesse             contexto que será realizado o 8º Congresso da FIST ,com abertura em 15 de março(sábado),às 18h e dia 16 (domingo)das 9 às18h,no Sindsprev -Rua Joaquim Silva,98-Lapa.No sábado, dia 15,após a mesa de abertura haverá confraternização.Pedimos que cada um leve uma contribuição em comida e bebida,pois a FIST,que integra a Frente Independente Popular,também não é financiada por nenhuma organização ou partido político.
 
André de Paula é advogado da Frente Internacionalista dos Sem-teto FIST, seu endereço eletrônico é fist17@gmail.com.
 

Atenciosamente
 
André de Paula
Frente Internacionalista dos Sem Teto
 


 


FIST - Frente Internacionalista dos Sem - Teto


Nenhum comentário: