Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de março de 2014

Relatório Congresso FIST




8º CONGRESSO DA FIST

        Nos dias 15 e 16 de março, realizou-se no auditório do Sindsprev o 8° Congresso da Frente Internacionalista dos Sem Teto - FIST que contou com a participação das seguintes entidades e movimentos: Sepe, Sindscop, Grupo de Advogados Tempo de Resistência, Pastoral de Inclusão dos Deficientes de Niterói, Centro Brasileiro de Solidariedade com os Povos-CEBRASPO, Sindicato Municipal dos Aeroviários, Frente Independente Popular-FIP, Raça e Classe-Conlutas, Movimento Feminino Popular-MFP,Movimento de Oposição Sindical dos Serventuários da Justiça-MOS, Favela Não Se Cala, Advogados do Povo, Aldeia Maracanã, Instituto de Defensores dos Direitos Humanos-IDDH, Fundação Sócio-Cultural Jamaicana, Movimento de Moradores e Usuários em Defesa do IASERJ-MUDI, Comissão de Igualdade Racial da OAB-RJ e Associação dos Pescadores de Tubiacanga.
      Estiveram presentes 250 pessoas, dentre elas moradores de 14 ocupações da FIST:Edith Stein,Mama África,Frei Tito,Alípio de Freitas,Escrava Anastácia,Ludovico Zamenhoff, Nova Palmares,Luiza Mahin, Margarida Maria Alves,Luis Carlos Prestes, Caldeirão II, Olga Benário, Tubiacanga,além de alguns moradores da Almor.
      No dia 15 foi feita uma saudação ao 8° Congresso pelas entidades e movimentos citados e em seguida uma confraternização.
      No dia 16, abriram-se os trabalhos com o tema conjuntura. Após o almoço, foram realizadas atividades culturais e em seguida representantes das ocupações  expuseram a situação de cada uma na luta pela moradia.
     Na plenária final, foram aprovados os seguintes eixos de luta:
- Contra as remoções e despejos, com reforma urbana sob o controle dos trabalhadores;
- Contra os leilões do petróleo;
- Contra a exploração e leilão do xisto betuminoso, que é altamente poluente;
- Contra a criminalização dos movimentos sociais;
- Contra a atuação da milícia na ocupação Nova Palmares, localizada na Vila da Penha;
- Apoio aos processos bolivarianos, contra os ataques do imperialismo ianque;
- Contra a farsa eleitoral.

POR UMA SOCIEDADE SOCIALISTA !
CRIAR O PODER POPULAR !




Atenciosamente

André de Paula
Frente Internacionalista dos Sem Teto

Tel: (21) 2283-0130 - (21) 9606-7119



Nenhum comentário: