Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de março de 2014

Ponto de Cultura da FPTAI vai fechar as portas - experiência única em Presidente Prudente e referencia no estado de São Paulo acaba por falta de políticas públicas culturais

CARTA ABERTA

Ponto de Cultura da FPTAI vai fechar as portas – experiência única em Presidente Prudente e referencia no estado de São Paulo acaba por falta de políticas públicas culturais

            A Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas - FPTAI é uma instituição sem fins lucrativos que fomenta a produção artística de seus associados e realiza, gratuitamente, apresentações artísticas, prioritariamente, em bairros desatendidos por políticas públicas culturais.
          Em 2010, a FPTAI iniciou seu projeto de PONTO DE CULTURA, que manteve em 2013, apesar do término do convênio com SEC-SP e MinC (2010-2012). Com este projeto, a entidade ampliou e qualificou a sua atuação, passando a ser reconhecida como protagonista na ação cultural local e regional.
            Em quatro anos de atividade, desde que se tornou Ponto de Cultura, a FPTAI realizou mais de 150 atividades culturais entre apresentações de teatro, circo, música, cultura popular, exposições, residência artística e oficinas de formação. Neste ínterim, firmou dezenas de parcerias com outras instituições, grupos artísticos e prefeituras e apoiou tantos outros projetos culturais.
            Em 2011, a FPTAI estabeleceu sua sede em galpão alugado na Vila Brasil, onde passou a desenvolver atividades culturais permanentes voltadas para o público do bairro e da cidade e servir de espaço para ensaios de grupos artísticos e apoio a produção e realização de projetos culturais diversos. O aluguel do galpão foi possível graças a recursos oriundos de seu projeto de Ponto de Cultura.
            Em 2014, após um ano sem renovação de convênio para manutenção de seu projeto de Ponto de Cultura, sem qualquer fonte permanente de recursos, sem qualquer apoio do poder público municipal, e sobrevivendo precariamente de economias e doações de seus associados e do público, a FPTAI vê ameaçada a manutenção de suas atividades de Ponto de Cultura, projeto que tem beneficiado enormemente a população da cidade e contribuído para a afirmação do direito cultural em bairros da periferia.
            É urgente que a FPTAI receba a atenção dos poderes públicos para a manutenção de seu Ponto de Cultura, projeto indubitavelmente de interesse público, de resultados comprovados, gestão transparente, uma experiência única na cidade de Presidente Prudente e referência em todo estado de São Paulo.
            A entidade não tem meios para manter o aluguel de seu espaço sede e necessita de uma solução urgente, seja recebendo recursos para o aluguel seja recebendo um novo espaço para continuidade suas atividades.

Contatos e mais informações pelos telefones:
(18) 9965247-44 - Luis Paulo Valente, presidente da FPTAI
(18) 99674-7276 - Isabel Moreira, secretária da FPTAI e responsável técnica do Ponto de Cultura



Federação Prudentina de Teatro e Ponto de Cultura Prudente em Cena


Nenhum comentário: